sexta-feira, novembro 04, 2005

Santa Marta


Nunca fui muito religiosa , sou católica de baptismo mas nunca fui muito de ir à missa , acredito num Deus mas num Deus diferente, mas isto é um pouco confuso e até longo para escrever neste blog, talvez um dia num outro sitio me dê para essas meditações .....
Uns meses antes da Marta nascer soube que havia uma Santa de nome Marta e as minhas colegas ofereceram-me uma no meu aniversário a meu pedido , apaixonei-me assim que a vi, porquê , também não sei explicar , talvez porque a sua imagem me dá tranquilidade , por vezes as coisas não tem mesmo explicação e “parvoíce” mesmo é tentar encontrá-la.
Porquê que só agora falo dela , talvez porque nela vá buscar algumas forças e esta semana bem vou precisar delas.....
Marta é a irmã de Maria e de Lázaro de Betânia, povoado a cerca de três quilômetros de Jerusalém. Marta em aramaico significa "senhora". Por várias vezes, Jesus hospedou-se em sua casa, Ele gostava de descansar durante a pregação na Judéia. Por ocasião de uma destas visitas aparece pela primeira vez Marta. Ela dispensava um carinho todo especial ao Mestre, providenciando aquilo de que ele precisava. Foi a seu pedido que Jesus ressuscitou Lázaro, seu irmão (cf.João 11,21ss). O Evangelho no-la apresenta como a dona de casa, solícita e atarefada em acolher os hóspedes, enquanto a irmã Maria prefere ficar quieta escutando as palavras do Mestre. A devoção a Santa Marta remonta à época das Cruzadas. Originou-se na França. Ela era muito popular na cidade de Tarascon, onde, segundo a tradição, estrangulara Tarasca, um monstro que devorava animais domésticos e crianças.
Santa Marta é considerada a patrona das cozinheiras.

14 Comments:

Blogger Célia said...

Minha querida amiga (isto parece o inicio de uma longa carta... eheheh) espero que esta Santa te ajude a ultrapassar o que está para vir e te dê a força necessária para enfrentar tudo o que poderá nascer daí...

Não sabia da existencia desta Santa, mas é verdade transmite uma calma e serenidade unica...

Beijos

1:50 da tarde  
Blogger Oumun said...

Pois calculei que não soubesses mas amanhã terás uma surpresa;)

beijocas

1:54 da tarde  
Blogger Célia said...

A melhor surpresa do ano foi-me dada em Agosto, quando tive o prazer de conhecer alguém como tu.
Beijos

1:58 da tarde  
Blogger Oumun said...

Olha que fico comovida :P:P:P

E depois tenho que tirar a máscara de maquiavel e dar a parte fraca eheheheheh


beijocas

2:05 da tarde  
Blogger Oumun said...

Olha mas se são boas cozinheiras podiamos já pensar em abrir um restaurante que achas???

eheheh

2:08 da tarde  
Blogger Célia said...

Optima ideia a do restaurante!
E sabes do que me lembrei quando li o texto? "Já sei quem vai fazer as refeições quando crescer!"

LOLOL

2:16 da tarde  
Blogger Mipo said...

dócil, atarefada nas tarefas da casa, a acolher os hóspedes... mas vê lá se ela não deu cabo do dragão! :-)

3:00 da tarde  
Blogger Mamã said...

Oi!
Neste mundo tão dificil, toda a ajuda é preciosa.

3:35 da tarde  
Blogger cinderela said...

Querida amiga,

A Santa Marta vai estar presente sempre e quando for mais preciso. Tenho a certeza que vai correr tudo bem!! Eu tenho fé e tu pelos vistos também. E é a fé que nos salva, já "alguém" dizia.
Por acaso não sabia a história, nem que era irmã de Lázaro (esse ouvi falar muitas vezes na missa, na catequese, etc).

Amanhã quem faz as pipocas a seguir ao jantar são as MARTAS! Que tal?

Beijinhos (e não tenhas receio, coragem!!)

4:36 da tarde  
Blogger Jolie said...

hehehe

Pois então os meus filhos têm os dois santos que os protegam.

Santa Joana Princesa, e São Miguel/Santa Marta...

Mas gostei de hipótese de vir a ter uma Marta... uma boa mão na cozinha dá sempre jeito!!!

Beijos

6:50 da tarde  
Blogger Ana said...

Depois diz onde é o restaurante para eu e a Leonor lá irmos comer um petisco :)
É bonita a história da Santa
Beijocas

12:35 da manhã  
Blogger Margarida Atheling said...

Percebo-te bem! Tenho a certeza que a Santa Marta vos vai acompanhar sempre!

Eu tenho a minha Santa Margarida também!

Beijinhos!

12:19 da tarde  
Blogger Mamuska said...

Também não conhecia a história, mas ainda bem que já tenho uma sobrinha com este nome! lol
Beijosss

5:00 da tarde  
Blogger Perola Granito said...

Quer surpreender alguem? Visite-nos, escolha, mande-nos um e-mail e... a pessoa que quer surpreender receberá na morada por si indicada o respectivo presente!

10:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home