segunda-feira, outubro 31, 2005

"Pão por Deus" Vs Haloween


Na "terra" onde cresci , a tradição do "Pão por Deus" era completamente desconhecida... já o haloween era uma festa familiar, apesar de não ser o que é agora, pois o consumismo não tinha ainda atingido o seu auge , lembro-me do "dia das bruxas" . Sempre achei piada a essas tradições pagãs, mas isso dava direito a muitos post's :) Continuo a achar graça embora ache um exagero o "excesso de comercio" à volta do mesmo, mas isso não é mais que o reflexo da sociedade que temos.
Quando vim morar para Portugal achei piada os miudos virem pedir rebuçados neste dia e sempre pensei que fosse uma "cópia" da tradição americana , só hoje quando cheguei à escola do meu filho e me falaram em ir fazer broas é que resolvi pesquisar sobre o assunto e eis o que descobri :
Em Portugal, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus".
Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!
Há povoações em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos".
Antigamente todas as pessoas iam pedir o "Pão por Deus" porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir.
Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e, quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam mais alguma coisa.
Hoje já só pedem as crianças para não se perder a tradição. E mesmo assim, só nas terras mais pequenas. Sabias que aí é costume neste dia as pessoas confeccionarem broas para comerem e darem?
Uma coisa muito boa que não sabias de certeza é que é costume os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro, aos seus afilhados no Dia de Todos os Santos! Já viste o que tens andado a perder?

retirado daqui
E assim sendo deixo aqui umas imagens das coisas que os meninos fizeram na escola

11 Comments:

Blogger Mamuska said...

Também fui uma das sortudas que fui ao pão de deus durante alguns anos. Na Terra da minha avó ainda existe essa tradição, mas é pena que se esteja a perder em muitos sitios.
Beijosss

8:50 da tarde  
Blogger cinderela said...

Olha, engraçado (ou não) na terra dos meus pais não há essa tradição.
Pelo menos nunca ouvi falar dela enquanto lá vivi.

10:05 da tarde  
Blogger AnaBond said...

toda a gente fala na tradição americana, mas realmente parece que pouca gente sabe que em certas terras pequeninas no nosso país já à muitos anos se comemora o dia das bruxas... ultimamente até têm dado algumas reportagens na televisão, mas toda a gente julga que foi importado..... e isso vem muito mais de trás que isso.

gosto do halloween, e só não fiz uma festinha este ano porque estamos muito curtinhos de massas... mas para o ano há-de haver novamente comidas estranhas e algumas máscaras lá em casa ;)

(eu sou muitas vezes do contra, ihhiih)

quando era pequena pedia muitas vezes o Pão por Deus... mas nunca foi uma coisa que muitos fizessem, não morasse eu perto de Lisboa.

11:38 da manhã  
Blogger Célia said...

Pois eu nunca comemorei este dia!
Nem como dia das bruxas nem a pedir pão por deus!
Quem sabe com a nova geração não comece a festejar!
Beijocas

12:20 da tarde  
Blogger SoniaM. said...

Eu também costumava ir pedir o Pão por Deus com os amigos "lá da rua" e à tarde fazíamos um lanche com o que recebíamos. Era bem divertido! Agora já não vejo miúdos a tocar às campaínhas, com muita pena...

1:39 da tarde  
Blogger Bekas C. said...

Por aqui pedem-se os "fieizinhos" (dia dos fieis defuntos). A Francisca andou a pedir com os primos nessa noite e durante o dia com os coleguinhas da escola e adorou. Embora estivesse "halloweenzada": vestida de bruxa, vão mantendo uma parte da velha tradição o que acho muito bom.
;)

11:10 da tarde  
Blogger Rakiel D’o said...

:) Nunca andei ao pão por Deus quando era pequena mas às vezes iam crianças à nossa porta nesse dia. Já o Halloween acho imensa piada desde sempre! Como sempre gostei muito do bruxas sapos e a parafernália associada não me foi dificil criar uma "tradição de halloween minha" Vejam no meu blog as fotos da minha noite das bruxas!
;)
http://rakieldo.blogs.sapo.pt

11:10 da manhã  
Blogger Mipo said...

depois do blog da Cinderela, mais esclarecida fico! :-)

12:57 da tarde  
Blogger Margarida Atheling said...

É verdade, sim senhora!
Mas há tempor que não passam por cá meninos a pedir o "Pão por Deus".
Lembro-me muito bem disso!
Que memórias boas que me foste acordar... :)

Beijinhos!

2:59 da tarde  
Blogger Adriana Vieira said...

Eu moro numa cidade, a Marinha Grande e sempre fui pedir o pão-por-Deus ou bolinho. É uma tradição que como professora e mãe faço questão de manter. Recordo-me da felicidade de poder amassar com a minha mãe os bolinhos com frutos secos - merendeiras, e hoje foço o mesmo sempre na escola com os meus alunos e em casa com o meu filho que adora pôr a mão na massa e fazer as bolinhas. Depois arranjamos saquinhos com rebuçados e outras gulodices e esperamos pelos meninos que nos vêem tocar à campaínha no dia 1 de Novembro, de manhã (sim, porque isto tem horário - só até às 13h) e distribuimos as nossas oferendas pelos meninos que vêem com as suas sacas de pano pedir às portas. É muito giro!

1:23 da tarde  
Blogger Adriana Vieira said...

Eu moro numa cidade, a Marinha Grande e sempre fui pedir o pão-por-Deus ou bolinho. É uma tradição que como professora e mãe faço questão de manter. Recordo-me da felicidade de poder amassar com a minha mãe os bolinhos com frutos secos - merendeiras, e hoje foço o mesmo sempre na escola com os meus alunos e em casa com o meu filho que adora pôr a mão na massa e fazer as bolinhas. Depois arranjamos saquinhos com rebuçados e outras gulodices e esperamos pelos meninos que nos vêem tocar à campaínha no dia 1 de Novembro, de manhã (sim, porque isto tem horário - só até às 13h) e distribuimos as nossas oferendas pelos meninos que vêem com as suas sacas de pano pedir às portas. É muito giro!

1:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home