segunda-feira, outubro 31, 2005

"Pão por Deus" Vs Haloween


Na "terra" onde cresci , a tradição do "Pão por Deus" era completamente desconhecida... já o haloween era uma festa familiar, apesar de não ser o que é agora, pois o consumismo não tinha ainda atingido o seu auge , lembro-me do "dia das bruxas" . Sempre achei piada a essas tradições pagãs, mas isso dava direito a muitos post's :) Continuo a achar graça embora ache um exagero o "excesso de comercio" à volta do mesmo, mas isso não é mais que o reflexo da sociedade que temos.
Quando vim morar para Portugal achei piada os miudos virem pedir rebuçados neste dia e sempre pensei que fosse uma "cópia" da tradição americana , só hoje quando cheguei à escola do meu filho e me falaram em ir fazer broas é que resolvi pesquisar sobre o assunto e eis o que descobri :
Em Portugal, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus".
Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!
Há povoações em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos".
Antigamente todas as pessoas iam pedir o "Pão por Deus" porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir.
Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e, quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam mais alguma coisa.
Hoje já só pedem as crianças para não se perder a tradição. E mesmo assim, só nas terras mais pequenas. Sabias que aí é costume neste dia as pessoas confeccionarem broas para comerem e darem?
Uma coisa muito boa que não sabias de certeza é que é costume os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro, aos seus afilhados no Dia de Todos os Santos! Já viste o que tens andado a perder?

retirado daqui
E assim sendo deixo aqui umas imagens das coisas que os meninos fizeram na escola

Grávidas!!

Das 3 grávidas que conheço , duas vão ter meninos !!! E como não há 2 sem 3 parece-me que a terceira vai ter um Miguel!



Ps- e eu que já tinha comprado umas coisitas tão lindas para meninas ;) mais virão de certeza!!!

domingo, outubro 30, 2005

Curtas

Mãe compra-me um digiovo

Para que serve isso?

Para digievoluir!!!!

....................................................................

Guilherme dá um beijinho à avó

ò mãe não vês que não tenho boca!!!

(nova desculpa dele para não dar beijinhos a ninguem)

.................................................................

Mãe vou casar com a joaninha da minha escola

Ai sim?! ela é a tua namorada?

É

Tia Cinderela : E ela gosta de ti?

Não, ela gosta da Inês.....

Noites de cinema

E esta semana com algumas ausências , entre as quais uma que está na Tailândia (ninguém vai para a Tailândia..... que inveja ;) ) lá fui ao video club , o filme tinha de ser cómico , não me estava a apetecer nada ver dramas ..... de terror/suspense não podia ser , como é dificil alugar um filme cómico, primeiro porque não sou apreciadora de todo o tipo de humor depois porque estas longas ausências das salas de cinema fizeram-me ficar uma leiga em cinema..... a escolha recaiu sobre o "espanglês" , não é grande coisa... além do mais não gostei do fim! Não faltaram as pipocas claro , e depois quero eu emagrecer......
Esqueci-me foi de avisar os meus filhos que mudava a hora e no domingo às 7H00 (hora nova) já estavam os 2 contentinhos na minha cama.....

Sem dúvida nenhuma!

A primeira plantinha...

Esta é a primeira plantinha do Guilherme , os feijões e o recepiente foram oferecidos por uma Tia querida. Já a tem há uma semaninha e todos os dias lá vai espreitar...... o problema vai ser explicar-lhe que terá de passar para a varanda brevemente....

Mãe tira a fotografia ao Merlin tira!!!

quinta-feira, outubro 27, 2005

Sono... muito sono....

Um chegou de levezinho com os seus animais todos por volta das 4.00 da manhã , cheio de vontade de conversar , outra acordou por volta das 5.00 cheia de vontade de "gargalhar" .... 4 numa cama.... não resultou ... ria um, ria outro.... por volta das 6.00 lá nos divimos , 2 em cada quarto e lá dormimos mais um pouco..... conclusão pais cheios de sono!!!

quarta-feira, outubro 26, 2005

Um presente de uma amiga muito bem disposta :P

Noite bem passada...

1º Boa companhia
2º Lost ( obrigada Daysleeper - a série está cada vez mais confusa, mas optima)
3º Pipocas



PS- o dificil foi tentar explicar à minha avó que não percebe nada de inglês do que tratava a série.....

terça-feira, outubro 25, 2005

Alergias...

Parece que a Marta saiu à mãe no que diz respeito a alergias .... no sábado à tarde lá estavamos todos contentes a comprar uma calças à Batatinha quando reparo que tinha as pernas cheias de manchas, vim para casa dispo-a e vejo que os braços também estão a ficar cheios de manchas.... ligo para a linha do "Doi doi trim trim" lá me aconselham ir ao Centro de Sáude , lá tento explicar que o Centro de Saúde não tem pediatria mas lá me descansam que qualquer médico vê isso.... Vou para o Centro de Saúde, não demoro muito a ser atendida e o médico sem mesmo me perguntar o que comeu..etc..etc diz ao enfermeiro para lhe dar 10 gotas de celestone... e manda-me comprar uma pomada e umas gotas... e diz-me que se no dia seguinte continuar com as manchas tenho de ir a um hospital que tenha pediatria.... pergunto-lhe se é uma alergia alimentar diz-me que é uma alergia e nada mais..... Fui para casa. No dia seguinte as manchas reduziram significativamente de proporção... 2ª feira estava outra vez cheia de manchas... lá fomos para o hospital e o pediatra lá me esclareceu que nestes casos o tratamento tem de ser mais agressivo porque a alergia não desaparece com tanta facilidade 30 gotas de celestone 3 vezes ao dia.... mais atarax 12 em 12 horas...
Analisados todos os alimentos ingeridos a alergia será em principio ao fiambre... algo que a Marta resolveu petiscar do irmão no sábado!
Está melhor mas as manchas não despareceram totalmente!
Com isto não sei se serei assidua do centro de saúde pelo menos com eles!

segunda-feira, outubro 17, 2005

Gosto tanto de comer feijãozinho.....

domingo, outubro 16, 2005

Este fim de semana lá fomos rumo ao norte para os pequenotes verem os priminhos e o Pai ir ver o jogo ! E eu que até sou Sportinguista fiquei contente pela alegria do pai , mas confesso que ir de coração vermelho para o meio de uma tribuna azul é obra eheheheheheheheh
Acho que só mesmo pertinho de casa poderam expressar o que lhes ia na alma aahahhahahh

sexta-feira, outubro 14, 2005

.....

Nos meus anos alguém muito muito querido ( olhem eu a dar graxa...) ofereceu-me um "veiculo de comunicação" , acho que se fosse hoje já não o faria , porquê? por culpa das mariazinhas que me fazem passar noites inteiras na galhofa eheheheheh

Infantários

A educadora do Guizo faltou na semana 2 dias porque tinha de estudar..... agora vai faltar 8 dias porque está doente.... a escola não sabe ainda se assegura a permanência das crianças.... e se assegurar não nas melhores condições........
Tenho sorte de ter onde o deixar mas a maioria não o tem.....
Vida de pais é dificl assim....

quarta-feira, outubro 12, 2005

Hits matinais!!!!

É o "Andy Pandy" e o ursinho teddy......

Eu sou o Bob o construtor ta na na na na na na

terça-feira, outubro 11, 2005

E....

E.... porque este blog está a ficar muita conversa e pouca foto!
E.... porque há uma menina que tem paciência de chinês ( não sou eu hehehe)
E.... porque teve a pachorra de me mandar esta coisa fofinha
E.... como saõ muito lindos!!!!
Aqui vai !!

Mito

Uma mulher pode ser uma excelente mãe, ter uma excelente carreira , ser uma optima dona de casa e ser muito feliz!

Locais

E como há sitios que nos fazem sentir uma "mixordia" de sentimentos tão grande que o melhor é não voltarmos lá mais vezes......

Manhãs....

E quando já estava tudo pronto para sair , atrasada , muito atrasada..... eis que a sô dona Marta resolve oferecer um brinde à mãezinha .... muda de roupa completa para a filha e quase para a mãe..... levar o mano à escolinha , sempre a despachar e quando estava quase quase a chegar à escolinha da Marta eis que a alguém que tinha ouvido a conversa do dia anterior revolve colocar-se à nossa frente como se dissesse então levas ou não levas..... claro que era a excelentissima dona Vaca e só após alguma conversa através de umas valentes buzinadelas conseguimos demover sua excelência de avançar !
E é assim a vida de uma mãe no campo!

segunda-feira, outubro 10, 2005

E porque não??

Mãe vou levar aquela vaca para casa!!!

Para quê?????

Quero uma vaca só para mim!!!

Quem diria..... eu não.....


You Belong in Paris

Stylish and a little sassy, you were meant for Paris.
The art, the fashion, the wine, the men!
Whether you're enjoying the cafe life or a beautiful park...
You'll love living in the most chic place on earth
What City Do You Belong in? Take This Quiz :-)
Find the Love of Your Life (and More Love Quizzes) at Your New Romance.

Parabéns

E para uma amiga de infância que na infância não se portava lá grande coisa eheheheh e que daqui a uns dias vai para um sitio lindissimo!!!
Um beijinho muito grande de parabéns para a Macau-fiha ;) e vê-lá se dia 13 ganhas aquela coisa que a malta quer mesmo é ir contigo!!

Domingo Festivo

Um domingo 3 festas de anos é muito.... há dias em que não se tem nada programado há outros que temos que nos dividir em ínfimas partes.... E como todos os aniversariantes eram especiais não deu para desmarcar nenhuma...... Conseguimos estar em todas apesar de termos ficado mais tempo dentro do carro do que nas festinhas.... 1h30 de Setúbal à Costa é muito tempo !!! O Guizo gostou muito , principalmente a parte de apagar as velas , a Martita está doentinha muito constipada e tinha um bocadito de febre... ah.... já me esquecia ela já anda!!!! Que mãe desnaturada me estou a tornar!
O jantar foi delicioso, também comidinha chinesa ..........

Noites de cinema 1

“Ai Veloso Veloso”

(desculpem-me private joke ehehehehe)

Então para dar inicio às noites de cinema tivemos casa cheia , deitamos os meninos cedinho, cedinho mas por causa de um jogo de futebol que ia ficando para a história da arbitragem e de muita parvoeira à mistura , começou tarde muito tarde ..... o filme eleito foi o “Hotel Rwanda” gostei muito, embora seja daquele tipo de filmes que nos trazem sentimentos de : revolta, injustiça, impotência e até de um certo egoísmo na nossa forma de viver . Fazem-nos pensar afinal qual o preço da vida humana ....
Mas como não só de alegria se vive foi uma excelente escolha :)

sexta-feira, outubro 07, 2005

sim.....

Na camara :
- Boa tarde eu gostava de saber porque pago adiantado a mensalidade do meu filho? Ou seja porque estou agora a pagar Novembro?

- É porque temos de comprar as coisas para o mês seguinte....

- Mas os senhores hoje em dia pagam tudo a 60 dias.....

- Pois.... então o melhor é escrever uma carta ao presidente.....

quinta-feira, outubro 06, 2005

Noites de cinema

Visto que a ida ao cinema se torna cada vez mais uma possibilidade remota.... decidi instituir as noites de cinema , para começar a por os filmes em dia :) Comecei por na 3ª feira me dirigir ao clube de video para escolher uns filmezitos, mas a ausência de informação cinéfila é tanta que "parecia um boi a olhar para um palácio..." .Decidi reduzir-me à minha insignificância e pedir à menina um filme cómico e um de acção. Lá preparámos as pipocas eu e uma menina especialista eheheheh enquanto o pai foi deitar os meninos ! As pipocas ficaram praticamente impróprias para consumo de tão "chamuscadas" que estavam..... e o filme , começou por ser de um interesse duvidoso mas acabou por ser engraçado foi o HITCH (acho que se escreve assim) , deu para dar umas valentes gargalhadas :)
Ontem foi a vez de ver o "Man on fire" gostei muito, primeiro porque gosto muito do actor Denzel Washington, depois porque apesar de simples o enredo tocou-me de alguma forma, mas nesse as lágrimas teimavam em cair pelo rosto abaixo... enfim sou uma lamechas :)
Agora só me falta instituir as noites de leitura porque a pilha de livros vai-se aglomerando na minha estante!
Por vezes torna-se tão difícil vencer a preguiça e a inércia que só com regras é que consigo de alguma forma fazer alguma coisa de jeito. E daqui a uns tempos vou começar a fazer umas festas temáticas :) a primeira já está marcada e tudo!
A ver vamos de damos mais animação às nossas vidinhas :) Há quem diga que é preciso pachorra para ter estas ideias mas o que eu acho é que perdemos muito tempo sem fazer nada de jeito a meditar sobre o que se poderia fazer e eu gosto mesmo é de animação ;)

segunda-feira, outubro 03, 2005

Curtas

Mãe canta o pião!

Eu tenho um pião....

Mãe não é assim

Ok então canta tu

´ó Mãe canta-lá

Eu tenho um pião.....

Ò Mãe cantas mal!!!

...................................


Ò Mãe que diz ali

Acesso Restrito- sabes o que quer dizer ?

Sei! Que a bruxa má está a matar o dragão!

domingo, outubro 02, 2005

Dias de Outubro temperaturas de Agosto

Os amiguinhos nocturnos do Guilherme

sábado, outubro 01, 2005

1 ano de blog

Este blog tinha um fim à vista, a sua duração seria de um ano , foi com alguma dificuldade que o mantive , apeteceu-me fechá-lo varias vezes , ora porque não tinha paciência ora porque não lhe via grande utilidade. Mas consegui , comecei devagar , colocava fotografias a medo , primeiro distorcidas depois a preto e branco, agora coloco as que acho próprias para um espaço como este.
É acima de tudo um babyblog onde conto as peripécias dos meus filhos , mas também é o meu blog e eu não sou só a mãe dos pequenotes sou também "Eu" daí a surgirem por vezes tantos devaneios tão meus que por vezes só eu os entendo.
Através dele conheci pessoas , aprendi coisas boas e infelizmente recentemente más também......
Estive a reler posts antigos e já não me lembrava de metade das coisas achei piada e decidi que ia continuar que não o iria terminar pela minha preguiça.....
Hoje , tive outro pensamento apeteceu-me fechá-lo , trancá-lo e torná-lo privado , pela primeira vez apaguei um comentário e disse que nunca o faria , não o fiz por ser ordinário , indiscreto , fi-lo para por termo a uma guerra que eu nem sei a que propósito a iniciaram. Nunca devemos dizer que no lugar destes ou daqueles não faziamos isto ou aquilo .... eu disse que nunca acabaria nenhum blog por causa de um comentario anónimo nem de guerra nenhuma , mas também nunca pensei que pudesse ter comentários anónimos de pessoas que já estiverem em minha casa, isso fez-me sinceramente ter vontade de o fechar para não puderem vir aqui com olhar esmaliciosos , claro que em não sei quantas visitas deve haver alguns assim mas agora sei que existe pelo menos um que sabe tanto sobre nós.
MAs não , não vou acabar , aqui vou ficar até me fartar!
Beijinhos e obrigada a todos que por aqui passam e muitas vezes me mimam :)